Portal de Emoções... Scraps, Poemas & dicas para ser feliz! 

 

ÍNDICE GERAL dos Scraps

 

Sentimentos:

Abraços

AMIZADE

Dia do Amigo

Dia da Amizade

AMOR

Beijos

Confiança -

Lealdade -

Sinceridade 

Paixão

Saudade

 

 Semana e dia-a-dia

Feriado-Feriadão

Férias

Humor

 

Comemorativas

Ação de Graças

Animais

Carnaval

Dia das Bruxas

Dia do Professor

Dia da Mulher

Dia da Secretária

Páscoa

Natal

Namorados

 

Fé - Otimismo

Anjos

Católicos

Cristãos-Gospel

Deus - Jesus

Fé, Esperança 

Otimismo

Prece-Oração

Reflexões

Mensagens

Casais Cristãos

Casais Católicos

 

Especiais

Educativos

Dengue

Efeito-água

 

Poesia

Poemas Românticos

Poesias

 

Olympia Salete Rodrigues

(Sal)

Sal e Eu

- por Oriza Martins

      Os internautas que acessam a seção de poemas do Portal de Emoções têm o privilégio de curtir a maravilhosa poesia de Olympia Salete Rodrigues - a nossa querida "Sal".

      Conheci Sal através do site e vivenciamos uma curta (mas não efêmera e sim intensa) correspondência, nos derradeiros tempos de sua profícua existência. Além da poesia, o que nos ligou de imediato foi o imenso amor pelos animais.

      Salete era uma dessas pessoas inesquecíveis, capazes de alavancar nossos mais profundos sentimentos. Uma batalhadora valente, incansável, que se entregava integralmente em defesa de suas ideias.

          Nos emails trocados comigo durante os últimos dias de 2004 e início de 2005, Salete revelou-se de forma tão autêntica e com palavras que veiculavam tantas mensagens, que achei oportuno dividir a experiência com os leitores do nosso Portal.

1 - Primeiros contatos de Oriza com Sal

2 - "Não mereço, mas agradeço" e "Meu Testamento"

3 - Natal de 2004

4 - Natal de 2004 - resposta de Oriza ao email de Sal

 

4 - Natal de 2004 -  em resposta ao email de Sal

- por Oriza Martins

 

Em 21 de dezembro de 2004, respondi ao email de Sal do dia anterior, enquanto minha gata Chiquinha passeava pelo teclado, deixando um rastro de letras que Sal entendeu tratar-se de um código.

"Querida Sal,

     O que sei sobre você tenho como fonte nossos emails e seus textos (que eu colho na internet). Uma característica sua é muito importante no ser humano: você é autêntica. A mim me parece que você não teme revelar-se, é uma mulher-coragem em vários sentidos, e isso é fator de admiração.

     Eu já sou mais contida, a começar por minha dificuldade pessoal de falar em público; escrevo com facilidade, mas me expresso pessoalmente com dificuldade. É contraditório, pois estudei Letras, fui oradora no colégio, fui professora de alunos de 6 a 60 anos... É uma questão de história de vida, de educação. Somos ao mesmo tempo matéria-prima e produto final; matéria que está em constante transformação e produto dessas vivências. Sempre lutei contra minha timidez, tentando superá-la, achando que o tempo ajudaria a transformar o produto final, porém é difícil... Escrever é minha compensação.

    Mas o que torna os seres humanos interessantes (principalmente quando se quer criar personagens de ficção ..rs..)  é essa infinita gama de possibilidades e de contradições; cada um é especial, tem seu significado particular. E todos juntos formam uma espécie absolutamente peculiar na natureza (por “n” razões), contraditória, com qualidades e defeitos... É a diversidade na unidade.

    Também tenho presenciado hipocrisias, desde meu círculo particular até o profissional. Trabalhei na Secretaria de Educação de São Paulo em várias gestões administrativas e testemunhei cada episódio digno de filmes de terror. O aluno - que deveria ser princípio e fim do ensino - vira massa de manobra para interesses egoístas. E, no entanto, lá mesmo, conheci pessoas tão admiráveis, tão íntegras que, se pudesse, levaria para uma ilha e formaria com elas uma nova civilização (por isso ainda não perdi a fé no ser humano).

(Minha gata Chiquinha está passeando pelo teclado e de vez em quando me deixa escrever).

Lá vai uma mensagem da Chiquinha...kigflgvfdflli,kh,kk gb

Beijos nossos,

Oriza e Chiquinha."

                  Resposta de Sal:

Oriza muito querida.

Sim, você me captou muito bem ao me ler. Se não leu ainda, leia UNIVERSO/POESIA (http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.phtml?cod=76092&cat=Poesias&vinda=S), que dediquei a Quintana, pois reproduzi uma frase dele que me identificou. A minha estranheza ficou agora esclarecida: a sua cabeça aberta e sem preconceitos. Muito agradeço e confesso que não estava tão acostumada a isso.

 

Claro que também encontrei e encontro ainda seres humanos que valem a pena e neles eu acredito. Infelizmente, na minha vivência, eles são minoria. Às vezes penso que vivi demais, a ponto de me decepcionar com a maioria... rs... Ou fica por conta de meu pessimismo, que me diferencia de você. Como você mesma diz: "É uma questão de história de vida, de educação."

 

Esse mail seu é uma verdadeira lição de vida, e vida bem aproveitada. Agradeço por falar e me enriquecer.

 

Não posso deixar de mandar um recado à Chiquinha: diga a ela que entendi sua comunicação!!! Mas não precisava falar em código, pois entendo perfeitamente os mais diversos "miaus"... rs...

 

Um grande beijo para vocês duas.

Sal

Mais textos, matérias e poemas da série "Sal e Eu", por Oriza Martins:

Coletânea de Sal:

 

 

 

 

 

 Enviar por email

 

 

 

 

 

 

 Poemas por título, autor e primeiro(s) verso(s):

Mais Poemas por título, autor e primeiro(s) verso(s)

 

 

Mensagens Cristãs

Mensagens Cristãs

 

 

Portal de Frases

Mensagens SMS:

Poema em vídeo

Aprendi com o Tempo...

(N.Rogero) - vídeo

 

 

Home - English

French-Français

Portuguese-Português

Italian-Italiano

German-Deutsch

Spanish-Español

 

 

 

 

 

copyright http://www.lovers-poems.com - Privacidade - email